Namastê: 17 anos de um Sonho

Fachada montagem (1)

* Post especial de aniversário

Por Prem Milan

No ano de 1997, eu vivia uma crise pessoal com o trabalho de terapia. Realizava, há uma década, o trabalho Pai & Mãe (processo profundo em que é trabalhada a relação do indivíduo com os pais), mas apesar de ver os clientes melhorando bastante em qualidade de vida, percebi que eles voltavam para a normalidade e acabavam engolidos pela rotina, pela falta de perspectiva em viver de um modo diferente. Neste tempo, minhas amizades iam escasseando, me sentia como se não tivesse para onde ir. E acabava caindo na minha própria desistência: “Ah! O ser humano não tem jeito mesmo”. Comecei, então, a me interessar por criar cavalos no sítio, o que me rendia bom sustento e menos responsabilidade. Resumindo: uma vida mais fácil.

Mas um dia, em uma roda de papo ente criadores de cavalo, percebi que eu estava me transformando num idiota. E que sorte ter tido essa sacada! Porque no conforto e na facilidade daquela vida estava o atestado da minha idiotice. Eu vivia sem desafio. Vi que não era bem por aí o caminho, no entanto, a decepção com a terapia continuava.

Na mesma época, minha então parceira passou pela Rua República e viu um prédio meio abandonado onde viviam alguns moradores de rua. “Que prédio legal, vamos fazer um Centro!”, ela disse. Na contramão do seu entusiasmo, respondi imediatamente: “É legal, mas muita encheção de saco. O clube de pais e mães, os vizinhos e até o porteiro do prédio vão ser contra”. Mais uma semana se passou. Levado sutilmente pela minha parceira, olhei o prédio. E aí não teve jeito, pegou na veia. Olhamos. Estava tudo aberto e totalmente destruído. Era uma grana a ser investida, mas quando pega no coração a coisa vai. Finalmente começamos a mover as águas e se criou uma onda. 25 bons amigos doaram mil dólares cada um para me ajudar a levantar aquele espaço. Um espaço de bionergética, de meditação e do Osho. 25 pessoas corajosas e autênticas doaram por doar e nos jogamos de cabeça em um projeto alucinado. Claro que gastamos um tanto além do que recebemos. Só que o orgulho, o prazer e a alegria que todos sentimos ao ver surgir aquilo diante dos nossos olhos são inesquecíveis.

O Namastê sempre foi uma construção de muitos. Esse prédio da República sempre foi cercado de amor. Mesmo trabalhando por 17 anos com terapia porrada e meditações fortes, nunca tivemos um problema grave. Parece ser a proteção que a existência trouxe ao coração de todos que participaram e ainda participam dessa construção.

Muitas pessoas se engajaram por períodos no desenvolvimento do projeto de expansão do Centro, que hoje é referência mundial em desenvolvimento humano. É um sonho de muitos, revolucionário, comprometido apenas com a sua autenticidade e mais nada. Um espaço que já ajudou tantos seres humanos possibilitou muitas relações novas, onde grandes amizades aconteceram e muitas vidas foram resgatadas… Você não tem ideia de quantas pessoas deixaram de tomar remédios psiquiátricos e passaram a ser mais saudáveis...

Desde o inicio, nós sempre contamos com uma coisa: os Amigos do Namastê. Atualmente, ser um Amigo do Namastê significa que você pode contribuir com R$ 70,00 e fazer todas as meditações, inclusive a AUM, sempre que quiser. Mas, MUITO mais do que isso. Você está dando a energia do teu coração para esse espaço. Daqui há 100 anos, quando o ser humano estiver mais evoluído e amoroso, esse Centro será lembrado. Todos que passaram por aqui serão referências de inspiração no resgate humano, amoroso e solidário.

O Namastê sempre surpreendeu e trouxe questões fundamentais da existência à tona. Além disso, é até hoje a porta de uma Comunidade que completa 10 anos. Nela, vivem 45 adultos e oito crianças que estão buscando uma forma de vida mais saudável em todos os aspectos. É um lugar onde se valoriza a meditação, a amizade, a verdade e o amor. Um lugar que te desafia a dar um salto para o novo. Muitos que se sentem atraídos pela beleza desse lugar, se voltam contra ele por não ter coragem de concretizar esse passo. Todas essas pessoas deveriam pensar que, mesmo que elas não consigam, que bom que outros estão conseguindo acender essa chama!

Namastê 17 anos! Uma linda referência. Você também deve vir fazer parte dessa história tão bonita. De concretização de um sonho que, pela lógica vigente, simplesmente não deveria existir. Mas existe e se criou pelo amor, pelo sonho, pela autenticidade, bem aqui no coração de Porto Alegre. Você pode estar aqui, participar do que há no prédio mais bonito de toda a cidade. Uma criação coletiva nossa, de muita inspiração, que existe para contentar teus olhos e preencher o teu coração.

Seja bem-vindo a fazer parte dessa história!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s